
E.E. FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO

BALADA PEDAGÓGICA
26 de Junho de 2015
Professora Responsável: Roseli Cristina Laranjeira
Justificativa
Explorar a utilização da música e dança como ferramentas metodológicas que contribuem para inúmeras aprendizagens e, sobretudo, para a ampliação da rede de significados construtivos no ensino de Ciências Naturais para jovens do Ensino Fundamental. Com exemplos e demonstrações de etapas a serem seguidas pelo educador, mostrando o caminho, através de pesquisas, para obtermos sucesso com a utilização da música e da dança nas aulas de Ciências Naturais.
Objetivos
Conscientizá-los de que a música e a dança não são apenas uma combinação de sons, notas e movimentos, dentro de um escala, com melodia, acordes, ritmo, tempo e contratempo, mas também ruído de passos, sons eletrônicos, ou ainda sons que articulam com a cultura (na forma de se vestir e de gesticular), no cotidiano de determinados indivíduos de um país, que gostam de um tipo de som que poderá ser igual ou diferente do som de que gostamos.
Levá-los a reflexão de que cada pessoa tem o seu próprio gosto musical e este pode ou não influenciá-los n amaneira de pensar, vestir-se e comportar-se.
Induzi-los a fazer associações, ou seja, a música e a dança são expressas de linguagem e a partir desta associação podemos interagir com o meio, reviver lembranças e emoções.
Segundo Moran (2000) a música e os efeitos sonoros servem de evocação de situações passadas e de ilustrações associadas a personagens do presente, como nas telenovelas e criação de expectativa, antecipando reações e informações como, por exemplo, a trilha sonora num filme de suspense.
LINHA DO TEMPO COM A PROFESSORA ELIELCE






SORTEIO DE PRÊMIOS PARA OS ALUNOS PARTICIPANTES











