
E.E. FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO

O que é o programa Dignidade Íntima?
O programa Dignidade Íntima que vai investir mais de R$30 milhões para compra de produtos de higiene menstrual para as escolas da rede estadual.
A verba será disponibilizada por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP) com o objetivo de beneficiar principalmente estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1 entre 10 meninas no mundo sofrem com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que esse número seja 1 em 4. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.
A rede estadual conta com 1,6 milhão de alunas. Dessas, 1,3 milhão estão em idade menstrual, entre 10 e 18 anos. Mais de 500 mil possuem cadastro no CadÚnico e mais de 290 mil são beneficiárias do programa Bolsa Família, todas em situação de vulnerabilidade.
O programa Dignidade Íntima terá abrangência para todas as alunas, mas priorizando essas alunas.
Os protocolos de distribuição irão garantir privacidade e cuidado, criando múltiplos canais de atendimento para as estudantes.
Formações para toda rede:
-
Principal Diretriz: Garantir privacidade e cuidado;
-
Canais de comunicação para criação de rede de apoio;
-
Formações para todos profissionais da educação;
-
Mobilização dos grêmios estudantis para apoiar na implantação e formação dos estudantes;
MAIORES INFORMAÇÕES PROCURE A DIREÇÃO DA ESCOLA.



Programa Dignidade Íntima
